Desde 2006 o Projeto Energia Olímpica (Energicamente Corretos) investe no Olimpismo, conceito que preconiza o desenvolvimento humano e social através do esporte, em especial, no nosso caso, das lutas olímpicas, guiados pelo conceito de Arte Marcial Formativa.
Com positivos resultados, tanto no impacto social quanto no institucional gerados, o Energia Olímpica hoje é referência para o exercício prático deste conceito, explorando todo o potencial esportivo, fazendo com que as lutas olímpicas sirvam de eficiente eixo de sustentação para uma série de atividades multidisciplinares, com benefícios diretos para toda a comunidade atendida.
E entendendo o investimento no esporte de base, na massificação, na aproximação com a escola e com a família, a quem de fato servimos, como a melhor maneira de se atingir resultados.
Tendo como base o Morro dos Cabritos – Tabajaras, comunidade de baixa renda, situada entre os bairros de Copacabana e Botafogo, zona sul carioca, o Energia Olímpica promove aulas gratuitas de iniciação e aperfeiçoamento das lutas olímpicas para crianças e adolescentes, com horários adequados ao contraturno escolar, colaborando com a educação em tempo integral e no processo pedagógico que privilegia, para meninos ou meninas, o desenvolvimento de valores fundamentais para um novo e justo ideário social.
Vale ressaltar que o trabalho embrionário para o Energia Olímpica começou em 2002, com o Mestre Johnson Teixeira, professor, atleta e morador da comunidade do Morro dos Cabritos, ministrando aulas de Luta Livre para os vizinhos mais jovens. Ajudando-o, os amigos e também Mestres Fabrício Xavier e Dangelo Vieira, numa conjunção de empirismo e academicismo fundamental à Arte Marcial Formativa.
Ao identificar aí a base para um projeto mais abrangente, encampando a ação e injetando qualidade a algo criado espontaneamente por alguém da comunidade, o Energia Olímpica deu a medida certa do que pretendia: estabelecer uma relação solidária, não verticalizada, não impositiva. A alma e coração já estavam lá. Dar mais musculatura a este genuíno ambiente educacional foi um pouco de humildade para um muito de sabedoria.
Nomes e experiências de outros Mestres/Educadores, que ajudaram na construção do Projeto Energia Olímpica, também dizem muito sobre a qualidade proposta: Helvecio Penna, Giovanni Diniz, Philippe Rangel, Alejandro Garcia, entre outros.
Hoje quem está à frente são ex-alunos. Nada é por acaso.
A continuidade dessa história, de semeadura e colheita, era
previsível… Quem aprende, quer repassar; quem entende, quer manter a chama acesa. Ser um Energia Olímpica é para sempre.
Projeto Energia Olímpica
Ladeira dos Tabajaras, 999 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ
contato@energiaolimpica.com.br